COMPUTADOR E EDUCAÇÃO



“ Entender o binômio "Computador e Educação", é ter em vista o fato de que o computador se tornou um instrumento, um ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção.”

“Por isso a informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educar é, transformado através do diálogo com os alunos. Cada geração inventa, cria, inova e a educação tem seu processo também de criação, invenção e inovação, principalmente no campo do conhecimento. E preciso evoluir para se progredir, e aplicação da informática desenvolve os assuntos com metodologia alternativa, o que muitas vezes auxilia o processo de aprendizagem. O papel então dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de faci1itador, mediador da construção do conhecimento. Então, o computador passa a ser o "aliado" do professor na aprendizagem, propiciando transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar.”

Marise Schmidt Veiga
Computador e Educação, uma ótima combinação, 2001.

3 comentários:

Ana, Cristiane, Cristina, Davis e Katia disse...

Marise Schmidt Veiga, foi muito feliz em seus escritos acima.
Uma ferramenta tão poderosa como o computador, com o manuseio correto nos possibilitará estreitar a relação de amizade, parceria, companheirismo com nossos alunos e colegas. Devemos ficar atentos em relação ao acesso, tentando em primeiro momento democratizá-lo, para que as escolas possam realmente ser contempladas com os Programas Federais que estão sendo implementados pelo MEC.

Mari Sokolonski disse...

muito legal o post... aí entra meu tema de pesquisa, que é "inteligência coletiva". o computador permite melhor construção dessa inteligência devido ao seu dispositivo imediatista.

=*

Adriana Sousa disse...

Pessoal,
Gostei muito do blog de vocês... Faço parte da equipe do NTE da cidade de Vitória da Conquista-BA. Espero poder trocar figurinhas com vocês! Beijos e sucesso,
Adriana Sousa
msn: adrianassousa@hotmail.com