Iremos utilizar este diário como recurso para registrarmos as etapas fundamentais de nosso trabalho. As mensagens a seguir ilustram o percurso já caminhado. Quantas dúvidas e inúmeras DESCOBERTAS já realizamos juntos...
I CONVERSA COM NOSSO ORIENTADOR LEONARDO VIEIRA
(ele já tem nome de artista...)
Queridos colegas,
Devemos agilizar nossos trabalhos, conversei com o Leonardo sobre os recortes da nossa Monografia. Portanto ele pediu que nós definíssemos, como será nosso passo-a-passo. Eu disse que gostaríamos de perceber a real tranformação no uso do computador na prática educacional. Nosso tema é amplo e precisamos definir que mídia queremos dissertar.
Ele disse que nosso SUMÁRIO DEFINE TODO O TRABALHO DÁ O RUMO À PESQUISA.
Indagou qual era a nossa base téórica, que autores e acervo que tínhamos como base, pedi que sugerisse.
De acordo com suas sugestões, e meus argumentos, ficou que deveríamos fazer uma pesquisa de campo, sobre 2 escolas(uma com uso efetivo de computadores(pois eu disse que gostaríamos de usar o computador) e outra que não fosse usado computador). Este número de escolas, pois daí dá para se basear, segundo ele não adianta falarmos de 10 escolas, devemos ser objetivos e buscar soluções para a problemática pesquisada.
Fazendo um diagnóstico da problemática e travando soluções. Temos alguns textos disponibilizados no EVOLUTIA(acervo), pergunto quem já deu uma lida?
Gostaria que tentássemos travar um encontro presencial, pois não dá para esperarmos mais para iniciar nossos escritos.
Estou corrida e peço desculpas senão estou sendo clara, coloquem suas dúvidas e sugestões, preciso da participação de todos.
Aquele abraço, Cristina. AGUARDO RESPOSTA DE TODOS.
4 comentários:
Bom pessoal...
Acredito que a forma de levarmos nosso trabalho, de uma maneira mais objetiva, seria primeiramente tentarmos nos encontrar, até mesmo para estreitarmos nossas relações... isso ajudaria bastante.
Pelo que estou entendendo, a nossa linha de pesquisa seria "os reflexos do uso do computador na prática educacional". ´
Seria de fato uma boa proposta e, com relação a introdução poderíamos usar os seguintes tópicos para desenvolvermos (dentre outros):
- As mudanças (tecnológicas) no universo social;
- As políticas públicas que vem acompanhando e apostando em tais mudanças;
- As formas como vem sendo implementadas;
- Preocupações na sub-utilização.
A partir disso teríamos um ponto de abordagem significante...
Mas como disse anteriormente...seria ótimo nos encontrarmos. Não sei onde vocês moram, mas estou aberto também a sugestões, sei que o quanto antes seria melhor..ok?!?!
Estou colocando minhas disponibilidades...terça, quinta e sábado a tarde ou noite
Se tiverem de acordo coloquem tb e poderemos definir um dia, um horário e um local. ( uam pauta tb seria legal
)
Abraços!
Querida Cristina,
Já criei uma nova pasta no meu pc só para as questões da Monografia,( antes que eu me perca!) e copiei as referências da bibliografia que nosso orientador indicou. É coisa prá encardir , né! Então fiquei pensando que poderíamos dividir as leituras, começando modestamente, que tal dois textos por componemte; se somos 5 já serão 10 textos VERDADEIRAMENTE LIDOS. Sua idéia sobre o encontro é 10. Realmente iremos precisar deste momento. Vem aí o feriado , quem sabe? Eu não vou viajar, se o grupo topar, estou dentro.
Bjs Ana Paula
Cristiane
Caros colegas,
O prazo de envio da Introdução foi prorrogado até 29/06/2007, para concluir a introdução precisamos definir os capítulos! Como faremos? Ainda tenho dúvidas!
Vamos definir o recorte...aguardo resposta.
Cristiane
Nossa querida colega Ana sugeriu e acatamos, espero que esteja correto.
" O QUE PODE MUDAR NA PRÁTICA DOCENTE COM O USO DO COMPUTADOR:UMA ANALISE DOS LIEDS DA ESCOLA ESTADUAL JARDIM ALVORADA E INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RANGEL PESTANA EM NOVA IGUAÇU."
Abs,Katia Celso
Postar um comentário